A Ascensão do Arco-Íris

           O dia começou como outro dia de inverno de fim de período, provas e trabalhos em um combate intenso contra o sono. Resolvi parar um pouco, dar uma olhada no Facebook e fui surpreendido por um bombardeio de cores. A Suprema Corte dos Estados Unidos da América, na tarde de hoje, aprovou o casamento entre casais homoafetivos em todos os estados do país. Como forma de apoiar e celebrar essa vitória para/com o movimento LGBT, estadunidense e mundial, a equipe do Facebook disponibilizou um sistema para colocar um filtro com as cores do arco-íris sobre as fotos de perfis de seus usuários.
          Minuto após minuto, minha linha do tempo era tomada por centenas de fotos coloridas. Ao ler a notícia e ver as mobilizações nas redes sociais, pude sentir que o mundo não estava tão sombrio quanto me parecia. Quando você cresce com constante humilhações e zombações, ouvindo as piores previsões sobre o seu futuro e o do mundo, você passa a enxergar os tantos tons de cinza que compõe o mundo.
         A nossa sociedade é profundamente marcada pelo machismo, pela meritocracia, pelas mais diversas fobias contra seus próprios filhos. Os Estados Unidos como potência imperialista e capitalista, tem muitas outras estruturas para humanizar, assim como foi feito com a pauta LGBT. E este avanço, ainda que pequeno, é muito significativo para todas as pessoas que acreditam que qualquer forma de amor vale apena ser amada.
         No Brasil, vivemos um tempo onde o Congresso tem a composição mais conservadora desde o regime ditatorial da década de 1960. Vemos líderes religiosos proferirem palavras de ódio, contradizendo muitos de seus próprios dogmas, como um que (deve estar escrito em letras atômicas em muitos de seus livros sacros) dizia para amar o outro como a si mesmo. Assistimos cada vez mais travestis, transsexuais serem jogadas na prostituição, já que lá é o lugar que a sociedade designou a elas; os casos de morte de nossos companheiros e companheiras LGBTs que nem mesmo sem noticiados nos grandes grupos de mídia.
        Diante de um quadro desse, ver tantas cores povoar uma simples rede social foi algo mágico. Mas não que o problema tenha acabado quando colocamos os filtros em nossa foto. Pelo contrário. A luta contra o LGBTfobia, o machismo, racismo, e todas as formas de pensar que desumanizam todos e todas, ainda está acontecendo no nosso cotidiano. Colocar uma foto colorida no Facebook, é algo muito fácil. Precisamos levar esse arco-íris para as escolas, ruas, nossas casas, e deixar que ele vença a ignorância que move os guiados pelo discurso do ódio.
         Você não precisa ser homoafetivo para combater a homofobia. Tudo que você precisa fazer, é amar. O amor, não nos esqueçamos, é mais uma construção social. A melhor de todas as contruções, e a que vale apena lutarmos.
         Então vamos amar, viver, acreditar. Hoje o dia é de celebrar! A família tradicional brasileira teve um péssimo começo de final de semana. Vamos bater os cabelos, beijar quem quisermos, sermos o que desejarmos e colhermos o amor que merecemos.
         Porque querido e querida, você nasceu assim!
                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus dos novos tempos

Parabéns Just Dance!